BLOG PALAVRAS SÃO FLECHAS

  • Tacun Lecy

Ventos do Recôncavo


Série "Candomblés Nagô": Ilê Axé Ogunjá. | © 2014 Tacun Lecy. Todos os direitos reservados.

Naquela manhã uma flecha rompeu as matas da terra encantada. A força da sua presença deixou-me inerte e desorientado, ao tempo em que o seu zunido causou-me uma súbita surdez. As árvores, como se a reverenciassem, deixaram cair suas lágrimas de folhas, quando em determinado ponto à margem do Paraguaçu ela subiu ao espaço, veloz e iluminada, como se estivesse à procura de algo. Não era uma flecha comum, lançada a esmo de um arco qualquer. O som do trovão precedeu a resposta dada na forma de um raio. Naquele exato instante nossos mundos entraram em sincronia e eu já entendia o significado dos acontecimentos.


Chegara o Tempo dos Voduns. Não estou mais perdido e não sinto mais medo. É Tempo de Orixá.

---

📷 Essa fotografia exprime bem o meu sentimento e a minha devoção por Odé! Sim, foi esse Orixá quem trouxe o meu nome para este mundo no momento exato em que eu renasci para ele pelas mãos da Ialaxé Mariá Kecy, do Babalorixá Idelson Sales e da Ialorixá Maria Lameu. Não caberia aqui uma descrição real do que é esse momento... Mas, quem tem Santo entende bem!


Adupé!

---

📝⏳ Texto escrito em 4 de abril de 2006.

-------

#TacunLecy #Tacun #OmoErinlè #OmoErinlé #OmoErinle #LuzNegra #CulturaNegra #Candomblé #TerreiroRaizDeAyrá #IlêAxéOgunjá #TerreiroDacossidê #SãoFélix #Bahia #Macumba #Religião #MatrizAfricana #Fé #Oxóssi #Odé

50 visualizações

© Copyright 2013 - 2019 Tacun Lecy.

Todos os direitos reservados.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon