TACUN LECY

Projetos

Olhares sob a Pandemia [Site] Web.jpg

Olhares sob a Pandemia

2020 - 2021.


Contemplado no edital Prêmio das Artes Jorge Portugal, via Lei Aldir Blanc, o projeto teve como objetivo a publicação do fotolivro digital autoral, Olhares sob a Pandemia, que apresenta momentos dos cotidianos em comunidades baianas durante o período de uma crise sanitária mundial.

Portal Sagrados do Recôncavo

2020 - 2021.


Idealizado para o Coletivo Sagrados do Recôncavo, que envolve 10 terreiros de candomblés registrados como patrimônio imaterial cultural da Bahia, o projeto  consistiu na publicação de um portal virtual dos 10 terreiros-patrimônios, com o objetivo de salvaguardar suas histórias e culturas através de imagens, vídeos, áudios, acervos e a possibilidade de visitar cada terreiro em ambiente virtual interativo. O projeto integrou a proposta Patrimônio Sagrado do recôncavo, contemplada em edital público do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, via Lei Aldir Blanc.

Portal Sagrados do Recôncavo
Diálogos na Luz Negra: O que trazemos na nossa caminhada?

Diálogos na Luz Negra: O que trazemos na nossa caminhada?
2020.


Idealizado sob a proposta de promover diálogos com pessoas de diversas áreas de atuação que, de alguma forma, são referências para outras. Diálogos nos quais essas pessoas contam suas trajetórias, suas vivências, suas referências e revelam ao público onde essa bagagem adquirida no seu caminhar reflete nas suas vidas pessoais, religiosas e profissionais.

Ìyèfun: Farinha dos Humanos, Alimento dos Deuses

2015 - 2016.

Projeto contemplado em editais dos Correios, teve como objetivo a realização de exposição autoral e lançamento de livro-catálogo, que contextualizam os processos de produção e consagração de um dos principais elementos presentes na cultura do povo brasileiro e na mitologia das divindades africanas.

Ìyèfun: Farinha dos Humanos, Alimento dos Deuses
Música na Comunidade.jpg

Música na Comunidade

2013 - 2018.

​Idealizado com o objetivo de fomentar, valorizar, e disseminar arte e cultura por meio do diálogo entre a música e outras linguagens artísticas, incentivando o  desenvolvimento do potencial artístico dos moradores locais. Música na Comunidade é um movimento sociocultural de rua, idealizado e realizado pelo cantor e fotógrafo Tacun Lecy, que promove diálogos entre a música e outras linguagens artísticas, com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura e de incentivar o desenvolvimento do potencial artístico em comunidades menos favorecidas economicamente.

Quilombo em Foco

2013 - 2015.

Idealizado sob a proposta de elaborar, desenvolver, articular e realizar ações em comunidades remanescentes de quilombos e terreiros de candomblé, com o objetivo de promover educação, arte, formação, capacitação e geração de renda para essas populações.

2012 - Quilombo em Foco.jpg
Cidade Histórica: Uma Cachoeira de Emoções

Cidade Histórica: Uma Cachoeira de Emoções

2009.

Idealizado com o objetivo de preservar e promover o artesanato produzido na cidade de Cachoeira, destacando-o como a arte que, de forma mais abrangente, divulga as tradições do seu povo, e revela ao público a identidade cultural da comunidade cachoeirana. O projeto contemplou exposições de artesanato, fotografias e livros, além de mostras de vídeos e músicas que apresentaram a vida da Cidade Heroica. Realizado pelo Instituto de Artesanato Visconde de Mauá.