Uma fotografia para Gil
- Tacun Lecy
- 16 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mar.

Uma fotografia em homenagem a Gilberto Gil... O Filho de Ṣàngó que brilha intensamente, como um bom Deus Baiano que ele é.
Infelizmente, por responsabilidades religiosas na Casa de Ayrá, não pude ir ao show “Tempo Rei”, em Salvador, e curtir a abertura daquela que estão chamando de “a última turnê”. Estava muito a fim de ir, mas quem tem suas responsabilidades com Orixá, não se governa... Mas, daqui de Wakanda, pude me conectar a Gil de uma forma mais transcendental.
De certa forma, eu e Gil temos uma ligação muito particular, apesar de não sermos amigos e nem de frequentarmos os mesmos lugares... E, ao ler uma entrevista dele, realizada há poucos dias, essa conexão me tocou de forma bem intensa... quando Gil fala sobre finitude, sobre não ter medo da morte, os mistérios que pintam por aí e sobre resiliência...
Assim como eu, Gil passou pela experiência de se despedir de um filho, Pedro Gil, aos 19 anos, de forma trágica... E, ao falar sobre isso, me vem à memória esse momento dele que, 26 anos depois, tornou-se meu, também... com a passagem de meu Filho Dener, também aos 19 anos e de forma trágica.
Não temos medo da morte e o aprendizado com mestres nos fizeram entender as dinâmicas dessas experiências... E seguimos... Gil, com os mestres dele... Eu, com os meus que, nessa experiência específica, vieram de Òyó e me apresentaram um novo horizonte quando me fizeram entender sobre os “Moronranti” (aqueles que para virem seus pais precisam ir) e sobre Iku Bàbá Yeye (aquele que tem o controle sobre a morte).
Se um dia perguntarem sobre mim, diga que eu vivi o Tempo de grandes mestres do Brasil e da África... Diga que eu vivi o Tempo de Gilberto Gil, de Bàbá Sangowale Ibuowo e de Oba Lamidi Olayiwola Adeyemi III, o Aláàfin Òyó.
Agora, faltam 13 dias para minha chegada à África e o reencontro com o Povo de Ṣàngó, durante a residência artística em Òyó.
---
Oba Lamidi Olayiwola Adeyemi III • O Povo de Ṣàngó
Salvador, Bahia, Brasil • 2014
© Tacun Lecy. Todos os direitos reservados.
---
Para vendas, cessão de reprodução de obra visual e outras informações entrar em contato:
📱 +55 71 992151277 (WhatsApp)
As fotografias que apresentam pessoas só são vendidas com a autorização delas.
Comments