CLIPPING

O Soterópolis (25/08) embarca na alma da fotografia

Site do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia |Salvador, BA, Brasil, Quinta-eira, 25 de agosto de 2016.

O telespectador confere o mundo visual da fotógrafa Mariana David, que fala de Buenos Aires, sua segunda cidade e onde estudou fotografia e fez um ensaio sobre o Rio da Prata - Buenos Aires cresceu de costa para o rio. Também vamos conhecer a Bahia/Salvador sob o olhar de Marcelo Reis que mostra a luz e calor da cidade. Antonello Veneri fotografa colorido, porque pra ele a cor fala, é um grito de existência. Com ele, o Soterópolis deu um passeio pela cidade de Salvador falou sobre sua relação com a cidade.

 

No programa também a arte de Lara Perl; a educadora de fotografia Carol Garcia, fala da foto na sala de aula; entrevista com estudantes de fotografia, com o professor Leandro Rangel; os fotógrafos João Alvarez e Raul Spinassé, falando sobre fotojornalismo; Rafael Martins, produtor cultural; as ligações com a Bahia em diversas obras expostas na Galeria Triângulo de Álvaro Vilela; Rodrigo Wanderley e sua obra Retratos Imaginados, de fotografias itinerantes.

 

Documentação histórica na cultura negra e o candomblé na obra do fotógrafo Tacun Lecy; Adenor Gondim e o olhar sob a Boa Morte, em Cachoeira no Recôncavo Baiano; a obra de Bauer Sá. Pra encerrar, um clip "Bratislava", da Banda Paulista Holga.

Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana é inaugurado em Salvador

Site do Programa Aprovado | Salvador, BA, Brasil, terça-feira, 17 de maio de 2016

O antropólogo e fotógrafo Pierre Verger é o homenageado do espaço cultural dedicado à fotografia baiana, inaugurado na quinta-feira, 12, no Forte Santa Maria. Em entrevista aoAprovado de sábado, 14, Alex Baradel, um dos curadores do local, conta que o acervo é formado por mais de quatro mil fotografias de profissionais baianos. “A gente tentou, a partir da obra de Verger, mostrar o que se faz na Bahia desde os anos 40 até hoje”, explica.

Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana

Jornal Correio | Salvador, BA, Brasil, sábado, 15 de maio de 2016

Localizado no Forte Santa Maria, o local leva o nome do fotógrafo, etnólogo e pesquisador franês que viveu grande parte da sua vida na Bahia, onde construiu sua obra nos passos das culturas africanas e afro-americanas.

Presente na mesa dos brasileiros, a farinha é tema de exposição no Espaço Cultural Correios

Canal YouTube Tudo Que Há | Salvador, BA, Brasil, sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Está em cartaz no Cnetro Cultural dos Correios a exposição Ìyèfun - Farinha dos Humanos, Alimento dos Deuses. Ìyèfun, palavra em Yorubá que quer dizer "farinha", um dos elementos mais presentes na mesa dos brasileiros.

Exposição fotográfica retrata história da produção da mandioca

Site Catraca Livre | Salvador, BA, Brasil, segunda-feira, 4 de janeiro de 2015

O Centro Cultura Correios recebe a exposição fotográfica “Ìyèfun - Farinha dos Humanos, Alimentos dos Deuses”. A mostra apresenta em 25 fotografias em preto e branco a história do processamento da mandioca até sua transformação em farinha. A exibição se estende até o próximo dia 16 e a entrada é Catraca Livre.

Perfil: conheça o fotógrafo e músico Tacun Lecy

Jornal Correio | Salvador, BA, Brasil, segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Perfil: conheça o fotógrafo e músico Tacun Lecy.

Fotografia ancestral

Site Correio | Salvador, BA, Brasil, domingo, 20 de dezembro de 2015

Em 2009, quando foi iniciado no candomblé, Daniel Santiago da Silva Oliveira foi rebatizado como Tacun Lecy por Erinlé, seu orixá. Desde então, passou a usar o nome, que significa “aquele que nunca está só”.