top of page

Mãe Preta de Oxaguiã


Mãe Preta de Oxaguiã
Mãe Preta de Oxaguiã • Ilê Kayó Alaketu Axé Oxum | © 2014 Tacun Lecy. Todos os direitos reservados.

Hoje o Recôncavo acordou triste com a passagem para o Orum da Ìyálaxé Juciara da Paixão, a nossa querida Mãe Preta de Oxaguiã.


Filha e sucessora da lendária Ìyálorixá Galdina Silva da Paixão, (Mãe Baratinha de Oxum), Mãe Preta comandava com muita força e dedicação o Ilê Kayó Alaketu Axé Oxum, terreiro de tradição Ketu, localizado no Alto do Rosarinho, na cidade de Cachoeira. O terreiro é um dos descendentes de maior destaque do Ilê Ibecê Alaketu Ogum Megegê, fundado pelo Babalorixá Manuel Cerqueira do Amorim, Pai Nezinho de Muritiba.


Mãe Preta era detentora de muitos conhecimentos da cultura sua religiosa de tradição Ketu, mas também conhecia muitos fundamentos dos candomblés nagôs do Recôncavo Baiano. Cantava candomblé como poucos e tinha muita influência entre os terreiros da região.


Outra característica marcante de Mãe Preta é a alegria... Especialmente quando estávamos nas farras que aconteciam quando terminavam os candomblés ou mesmo nas festas e no cotidiano de Cachoeira.

Os candomblés da Bahia perderam hoje uma estrela gigante, que deixa uma lacuna enorme na nossa tradição. Entretanto, o seu legado e suas lembranças estão perpetuados na história da nossa religião e na memória de quem teve o privilégio de caminhar ao seu lado no Aiyê.


Em sua homenagem, compartilho três fotos de alguns momentos em que tive o prazer de fotografá-la.


Adupé, Mãe Preta! Axé!!!


---

Ìyálaṣé Juciara da Paixão • Mãe Preta de Oxaguiã

Ilê Kayó Alaketu Axé Oxum

Cachoeira, Bahia, Brasil • 2014

© Tacun Lecy. Todos os direitos reservados.

---

Para vendas, cessão de reprodução de obra visual e outras informações entrar em contato:

📱 +55 71 992151277 (WhatsApp)

As fotografias que apresentam pessoas só são vendidas com a autorização delas.

---

20 visualizações
bottom of page