BLOG PALAVRAS SÃO FLECHAS

  • Tacun Lecy

Tempo de reflexões


Fotografia de de rocha em formato de rosto no quilombo Campo Grande.
O repouso de Xangô. • Quilombo Campo Grande | © 2014 Tacun Lecy. Todos os direitos reservados.

No último final de semana tive a oportunidade de retornar ao quilombo Campo Grande, em Santa Teresinha, onde o tempo distante de lá me fez devedor de uma visita, cobrada a cada contato feito por telefone ou pela web com as minhas amigas quilombolas.

Depois de tantas idas e vindas a Campo Grande para desenvolver atividades com a comunidade, dessa vez a minha estadia teve como único propósito "ser quilombola". Nada de fotografia com compromisso, palestras, cursos, expedição. Nada de trabalho! Apenas viver o cotidiano da comunidade. Conversar com as pessoas, ouvir os pássaros, ver a cachorrinha amamentando seus filhotes, sentir o cheiro do mato e o sabor da comida do meu povo. Sentir o carinho deles comigo, saindo das suas casas, chamando os vizinhos e me anunciando: "Vamos na casa de Miúda. Tacun Lecy está aqui. Mande avisar a fulano!"; Ganhando chocolate e presente de Maria de Olímpio, cocada de licuri da Linda...

Como canta meu amigo Duda Sepúlveda e a sua banda Diamba em Mangaba Soul: "... Daquela gente de lá é que eu gosto | Aquela gente me vê e faz festa | Já que está, fica o meu abraço...."

Confesso que já estava necessitado dessa relação humana tão distante de nós aqui em Salvador ou em qualquer outra "cidade grande", porque essa experiência, de conviver com comunidades do interior, foi e é fundamental para a minha evolução não apenas na matéria, mas, principalmente, no espírito.

Ao me despedir de Miúda e pegar a estrada de cascalho para o centro de Santa Teresinha, para retornar a Salvador, a imagem do Homem de Pedra no horizonte de Campo Grande me fez pedir ao Zito para parar o carro. Desci e fiquei a contemplar o Orixá da Justiça lá, deitado, repousando, como se estivesse refletindo sobre uma sentença. Não precisei de muito tempo para me conectar.

Quando o espírito é alimentado o melhor a fazer é olhar para dentro de nós mesmos e cumprirmos os nossos resguardos. Muito oportuno para uma semana de mudanças e decisões importantes. E se realmente é importante, qualquer sacrifício é válido.

"... se um dia me faltar a fé em meu Senhor, derrube essa Pedreira sobre mim..."

-------

#TacunLecy #Tacun #OmoErinlè #OmoErinlé #OmoErinle #LuzNegra #QuilomboCampoGrande #SantaTeresinha #Quilombo #PedraDeXangô #Xangô

6 visualizações